Quer ler este texto em PDF?

sábado, 10 de dezembro de 2011

SOBRE TERESINA MEU AMOR

Tendo nascido em Barras, município do hinterland piauiense, e estudado no Rio de Janeiro, terra de tudo para todos, em nenhuma das duas cidades encontrou o autor deste livro o clima e a paisagem adequados aos seus ideais de vida.

Nos seus discursos, nas suas crônicas e nos seus diálogos informais aparece com freqüência o sinal de um amor profundo pela terra que já teve o cuidado de lhe oferecer, com injustificável atraso, um título de cidadania. Esta terra é Teresina.

Pois a Teresina de clima combatido por muitos e de gente com defeitos e virtudes comuns a todas as comunidades é o alvo desta obra produzida com especial carinho por quem na verdade a ama com sinceridade profunda.

Mas A. Tito Filho pretende ir mais longe na afirmação do seu interesse por tudo aquilo que diz respeito à capital do Piauí.

Alimenta ele o desejo de escrever completa literatura sobre as ruas desta cidade, invocando principalmente os nomes antigos de certas artérias - nomes bonitos que cederam lugar a homenagens ditadas por manobras inspiradas em irrefreáveis impulsos bajulatórios.

A. Tito Filho pretende registrar designações como Rua Bela, Rua da Estrela, Rua dos Negros, Rua Palmeirinha, Barrocão, Estrada do Gado, Alto da Moderação, Rua dos Cajueiros, Macaúba e tantas outras agora com denominações diferentes, cada qual despida dos sinais de um tradicional que já vai longe.

Mas Teresina Meu Amor, o livro que aqui está, já comprova, em toda sua dimensão, o respeito e a admiração do seu autor às figuras, instituições e coisas da capital do Piauí.


Deoclécio Dantas. In: Teresina Meu Amor – 2ª edição aumentada. Rio de Janeiro: Artenova, 1974. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário