Quer ler este texto em PDF?

sábado, 16 de julho de 2011

BREVE CURRÍCULO DE A. TITO FILHO

José de Arimathéa Tito Filho nasceu em Barras, a 27 de outubro de 1924. Era filho do desembargador José de Arimathéa Tito e Nise Rego Tito. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, dedicou sua vida às letras.

Dono de um rico curriculum, exerceu várias atividades em Teresina. Foi fiscal previdenciário, professor e escritor.

Como professor, ensinou OSPB e Estudos Sociais no Colégio Estadual do Piauí, hoje Zacarias de Góis; sociologia Educacional na Escola Normal Oficial; Língua e Literatura Portuguesas na antiga Faculdade Católica de Filosofia. Foi diretor do Colégio Estadual do Piauí.

Foi interventor federal na Federação de Futebol do Piauiense de Futebol. Consultor jurídico e Presidente da extinta comissão de Abastecimento e Preços do Piauí. Foi chefe de Grupo Executivo de Administração do Ministério da Agricultura.

Foi secretário geral e presidente da Academia Piauiense de Letras, desde 1971. Foi um dos fundadores e primeiro presidente da Associação dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí, logo transformada em Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí. Foi membro do Conselho Estadual de Cultura.

Foi secretário de Cultura e de Educação do Piauí. Secretário da Biblioteca, Arquivo e museu do Piauí (Casa Anísio Brito). Assessor do Comando Geral da Polícia Militar. Atuou como membro da Comissão de Levantamento Cultural do Piauí e Presidente do Grupo de Trabalho de Readaptação do Ministério da Agricultura no Piauí.

Foi um dos criadores do Plano Editorial do Estado. Membro de Comissões Julgadoras de Concursos Literários da Secretaria de Cultura, da Academia Piauiense de Letras, da Universidade Federal do Piauí e de outras instituições culturais e artísticas. Membro da Comissão Julgadora do Concurso de Reportagem Paulo de Tarso Moraes da Prefeitura de Teresina.

Membro da Comissão Julgadora do Concurso de Português e Francês do Ministério da Educação e Cultura. Membro da Comissão Organizadora do Centenário de Nascimento de Da Costa e Silva. Presidente da Comissão Julgadora do Concurso de Contos João Pinheiro da Fundação Cultural do Piauí. Membro da Comissão Julgadora do Concurso Martins Fontes, por ocasião do Centenário de Nascimento do autor. Membro da Comissão de Concurso de Dramaturgia da Fundação Cultural do Piauí. Membro-examinador do Concurso José Lins do Rego do Banco do Nordeste.

A. Tito Filho recebeu convites os mais diversos para figurar em altos cargos fora do Piauí. Porém, o seu amor por esta cidade fez com que ele recusasse todos estes cargos. A. Tito Filho deixou isso registrado em "Teresina Meu Amor" e em centenas de artigos publicados nos jornais da terra.

In: Cadernos de Comunicação: A. Tito Filho. - novembro, 1994, editado pelo Sindicato dos Jornalistas do Piauí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário